sábado, 29 de abril de 2017

Trabalhos do 8º Ano


        Como Trabalho de Pesquisa e em busca de novos conhecimentos, a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Osvaldo Dornelles deveriam reunir-se em duplas ou trios para realizar pesquisas sobre as Doenças que afetam o Sistema Locomotor- Ossos e Músculos. 
        Entre os tipos de doenças trabalhadas podemos citar:
Osteoporose, Fibromialgia, Artrose, Acondroplasia, Raquitismo, Escoliose, Lordose, Cifose. LER ( lesão por esforço repetitivo), DORT  (dor osteoarticular relacionada ao trabalho), Tendinite, Rompimento de Tendão ( relacionado ao futebol). 
         
Grupo1: 
Componentes: Caiane, Rafaela e a Juliana.
Doenças: Osteoporose / LER/ DORT



Grupo 2:
Componentes: Giovana e a Quetlen
Doenças: Rompimento de Tendão/ Acondroplasia

           ROMPIMENTO DE TENDÃO
  
   ⇛Jogadores que tiveram rompimento de tendão
Em 2010 o jogador DAVID BECKHAM  rompeu o tendão de Aquiles e acabou ficando fora da Copa Do Mundo. O atleta rompeu o tendão da perna esquerda durante o jogo do Milan contra o Chiero, pelo campeonato Italiano.

TRATAMENTO

⇛O tratamento para ruptura de tendão pode ser feita com imobilização ou cirurgia, mais indicada para  atletas. Também pode variar de acordo com o grau de ruptura, porque quando há uma ruptura parcial pode ser feita apenas talas de gesso, enquanto que na ruptura completa a cirurgia é sempre indicada. Mas em todo o caso é necessário fazer fisioterapia para voltar a andar normalmente e sem dor.


TEMPO DE RECUPERAÇÃO

⇛O tempo médio de tratamento varia varia entre 6 a 8 meses, ou se a fisioterapia não for realizada corretamente, pode demorar até um ano para que a pessoa retorne a suas atividades diárias.

⇛Em 2009 o volante Claiton, contratado pelo Atlético Paranaense, em lance normal de treino, o jogador rompeu o tendão de Aquiles e foi submetido a uma cirurgia.




                             ACONDROPLASIA

O QUE É ACONDROPLASIA?

   ⇛A Acondroplasia é a forma, mais comum de displasia esquelética. As displasia esqueléticos são um grupo amplo de condições geneticamente determinadas que cursam, geralmente com baixa estatura e alteração do arcabouço ósseo.
   ⇒Os indivíduos com Acondroplasia apresentam características específicos, tais como baixa estatura desproporcionando (existe aumento predominante dos membros em relação do tronco), mãos em formato de tridente, aumento da circunfêrencia  da cabeça e feição facial típica.
 

TRATAMENTO DE ACONDROPLASIA

 ⇛O uso de hormônio de crescimento GHG; ou somatrotopina para o tratamento da baixa estatura  na Acondrolasia traz efeitos modestos: acelera o crescimento na infância, mas os ganhos são bem menos intensos porteriormente.
 ⇛ O alongamento ósseo ortopédico é opção mais invasiva e desconfortável, mas proporciona ganhos de até 30cm de estatura. O uso desta técnica deve ser muito  criterioso, realizado por ortopedista experiente neste campo e com o consentimento do indivíduo.

QUANDO QUE PODE SER DIAGNÓSTICADO?

⇛No início da infância, ou no início ao adulto.

⇛Esta classificação é feita levando-se em conta seu paciente havia parado ou não seu crescimento por ocasião do diagnóstico ( geralmente as pessoas param de crescer ao redor dos 19 anos).

⇛NÃO HÁ LIMITAÇÃO DA DOENÇA ACONDROPLASIA!
Grupo 3:
Componentes: Eduardo
Doença: Escoliose


Grupo 4:
Componentes: Bruna
Doença: Tendinite



Grupo 5:
Componentes: Luiz Henrique e Leonardo
Doenças: Artrose e Fibromialgia


Grupo 6:
Componentes: Antônio, Anderson e Lienderson
Doenças: Raquitismo e Lordose


Grupo 7:
Componente: Samuel
Doença: Cifose



Grupo 8:
Componente: Leandro
Doença: Fratura e Torsão

Nenhum comentário:

Postar um comentário